Marumby Montanhismo

Marumby, valorizando a experiência.

  • Início
  • Sobre
  • Programação
  • Galeria
  • Contato
  • Montanhismo

    Nossa história registra que o marco inicial do montanhismo foi a ascensão realizada a Mont Blanc em 1786, na Cordilheira dos Alpes na Europa Central. No Brasil o primeiro registro que temos é da subida ao Olimpo em 21 de agosto de 1879, ponto culminante do Conjunto Marumbi, Parque Estadual do Pico Marumbi em Morretes/PR. Também tão importante como este feito histórico, é a primeira escalada técnica realizada no Brasil, ocorrida em 09 de abril de 1912 no Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis/RJ.

    O montanhismo é a atividade de caminhada ou escalada praticada em ambiente de montanha, podendo ou não envolver o pernoite em acampamentos, bivaques ou refúgios de montanha. Pode ter inclusive o caráter de expedição. É considerado como esporte, atividade de aventura, lazer e filosofia de vida.

    O passaporte paras montanhas inclui conhecimento e habilidade, preparação física e mental. Muitos montanhistas veteranos dizem que os maiores desafios são mentais. Talvez esta seja uma das maiores atrações do montanhismo, pois enquanto buscamos a liberdade das montanhas, nos encontramos face a face com nós mesmos.

    A habilidade básica para o montanhismo é um simples ato que nós fazemos todos os dias: caminhar. Mas, assim como a habilidade de escrever não significa que você seja um escritor, a habilidade de caminhar não quer dizer que você esteja pronto para caminhar em lugares selvagens. Para caminhar eficientemente na montanha, deve-se levar em conta a variedade do terreno, o peso da mochila e a condição física, incluindo aí técnicas de caminhada para diferentes terrenos.

    Sua prática com consciência e segurança requer o entendimento do histórico e modalidades, conservacionismo nas montanhas, finalidade dos diferentes equipamentos ofertados nas lojas especializadas, alimentos indicados para lanches e cozimento ao ar livre, técnicas de acampamento que não deixam rastros, técnicas de caminhada em diferentes terrenos, além de conhecimentos básicos sobre orientação e navegação terrestre.

    Conheça mais detalhes de cada atividade de montanhismo oferecida:

    Iniciação ao Montanhismo

    Dia de Montanha