Marumby Montanhismo

Marumby, valorizando a experiência.

  • Início
  • Sobre
  • Programação
  • Galeria
  • Contato
  • História

    A Marumby foi idealizada com o intuito de aliar lazer e estilo de vida às atividades profissionais. Foi formalizada em 2001 por Ronaldo Franzen Junior, o Nativo, que, após 30 anos de práticas intensas e trabalhos informais desde 1996, resolveu transformar sua filosofia de vida em diretriz para o seu trabalho. Atualmente a Marumby é referência em capacitações de iniciação em montanhismo, escalada em rocha e gelo, do básico ao avançado. Foi por influência de seus pais que Nativo iniciou no montanhismo, nas montanhas do conjunto Marumbi, na Serra do Mar do Paraná, em 1980. Com o endereço coletado nos livros de cume da região, passou a frequentar o Círculo dos Marumbinistas de Curitiba. Na ânsia de sempre aprender, conheceu em 1982 o Clube Paranaense de Montanhismo, no qual concluiu o curso básico de escalada em rocha, desde então vem se especializando e praticando esta filosofia de vida, o que consolidou a base dos segmentos nos quais a Marumby atua.

    Aproveitando o aprendizado sobre o uso das cordas e dos nós, atuou em atividades verticais urbanas, industriais e arbóreas. Percebendo a necessidade do mercado, criou uma metodologia de trabalho seguro e resgate em ambiente vertical, transformando-a em capacitações.

    Em 1996, ano em que participou da fundação do Corpo de Socorro em Montanha, o COSMO, do qual é voluntário até hoje, começou a atuar profissionalmente como parceiro da SOSSul A Casa do Bombeiro, prestando assessoria na área de excursionismo, aventura, trabalho seguro e resgate em ambiente vertical, além de trabalho em espaço confinado.

    Em 2001 foi colocado em prática o sonho de criar uma escola de montanhismo envolvendo capacitações, expedições nacionais, internacionais, dias de montanha e de escalada. Não foi fácil registrar o nome "Marumby Montanhismo" na Junta Comercial, que não queria aceitar uma razão social com a palavra "montanhismo". Mas como esse seria o foco principal da empresa, enquanto escola, não havia alternativa. A consultoria profissional para o trabalho seguro em ambiente vertical também foi um dos focos mantidos, além da estruturação das capacitações profissionais em trabalho seguro e resgate em ambiente vertical, termos criados por Nativo para abranger atividades com cordas em ambientes urbanos, industriais e naturais, o que trouxe um diferencial de mercado para a Marumby. Em seguida, de acordo com a demanda, desenvolveram-se atividades vivenciais e consultorias para empreendimentos turísticos, de esporte e lazer na implantação, capacitação e acompanhamento de atividades de aventura, o que vem motivando a especialização contínua e a formação de parcerias.

    A partir de 2005, com a entrada de Simone Gonçalves Rodrigues como sócia, companheira e parceira de expedições, a Marumby resolveu diversificar e se especializar ainda mais, aproveitando a oportunidade do Programa Aventura Segura, com o foco na normalização e certificação do segmento de Turismo de Aventura, passando a atuar em três segmentos distintos: aventura segura, trabalho seguro e consultoria, focando sempre na formação da prevenção de acidentes e da consciência ecológica.

    Em 2008 a Marumby realizou o grande sonho da sede própria, se instalando na Borda do Campo em Quatro Barras, na base do Campo Escola de Montanha Anhangava, onde estão em fase de construção um centro de treinamento e um refúgio para receber alunos e amigos.

    Com a publicação das normas para o Turismo de Aventura pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, a Marumby começou a atuar na consultoria para a implantação do sistema de gestão da segurança em atividades de aventura. Nessa mesma época, teve a oportunidade de aderir ao programa Aventura Segura do Ministério do Turismo, de cuja idealização e planejamento Nativo participou enquanto diretor da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA. O Programa Aventura Segura foi implantado em 17 destinos, nas 5 regiões Brasileiras, sendo o melhor programa já realizado pelo Ministério do Turismo, considerado o de maior impacto positivo no setor pelo SEBRAE e esta se tornando exemplo do Brasilao Planeta.