Marumby Montanhismo

Marumby, valorizando a experiência.

  • Início
  • Sobre
  • Programação
  • Galeria
  • Contato
  • Socioambiental

    Projeto Amigos da Natureza O Projeto de Educação Ambiental e Cidadania - Amigos da Natureza, do Colégio Estadual Cecília Meirelles, no Paraná, existe desde 2003, havendo registros de suas atividades desde 2004. A Escola possui 25 salas de aula, tendo aproximadamente 2.700 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio.
    A prioridade do projeto é o programa de coleta seletiva nas dependências da escola, o que envolve as famílias dos alunos e outros colaboradores.
    O Programa foi implantado através de um grupo de alunos facilitadores, denominados "Amigos da Natureza" que realizaram palestras em cada sala de aula apresentando o Projeto e a "Gincana da Reciclagem", que ocorre até hoje. Nesta gincana as classes participam ativamente separando os resíduos da sala de aula, pátio e cantina. Esta iniciativa transformou a Escola em um local de destinação de resíduos reconhecido pela comunidade.
    Junto com os Professores, a Diretoria da Escola e outros Amigos da Escola a Marumby participou da realização do projeto, de palestras de sensibilização para alunos e colaboradores e da formação dos "Amigos da Natureza". Também vem proporcionando às classes ganhadoras da gincana da reciclagem a condução em passeios para o Parque Estadual Pico Marumbi, com o apoio da Escola em transporte e organização.
    Mutirões de Conservação A equipe da Marumby é incentivada a participar de mutirões de conservação de trilhas nos Parque Estaduais da Serra da Baitaca, Pico Marumbi e Pico Paraná, organizados por Associações de Montanhismo da região. Esses mutirões incluem sinalização, manejo das trilhas com contenções de erosão e prevenção de acidentes, retirada de resíduos deixados por visitantes pouco conscientes, conscientização e monitoramento.
    Apesar de não termos um registro formal da participação da nossa equipe em mutirões (apenas fotografias), desenvolvemos um projeto desde 2009: a adoção da trilha principal do Anhangava, no Parque Estadual da Serra da Baitaca, desde o início da trilha, junto ao trailer do Instituto Ambiental do Paraná - IAP, na Borda do Campo, até o cruzo com a trilha da Estrada da Baitaca.
    O projeto foi iniciado com o mapeamento dos pontos críticos da trilha e continua em atividade, integrando o Programa Adote uma Montanha da CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.
    O Programa Adote Uma Montanha nasceu como um projeto em 2002, pela iniciativa dos fundadores da então recém-criada FEMESP. O objetivo era incentivar os clubes de montanhismo paulistas a atuar na conservação ambiental das áreas de montanha e serras de divisa do Estado. A iniciativa estava alinhada com as ações da ONU em virtude do Ano Internacional da Montanha.
    Com a fundação da CBME e o interesse de outros Estados em participar, o projeto foi transferido da FEMESP para CBME e foi ampliado, transformando-se no maior programa nacional voluntário de proteção às áreas de montanha brasileiras. Parte da equipe que coordenou a reestruturação do projeto no início de 2004 manteve-se e hoje o projeto tornou-se o PAM - Programa Adote uma Montanha, com 41 áreas adotadas por 30 clubes, em 7 Estados brasileiros. Atualmente, o PAM atua na mobilização dos grupos de voluntários, fortalecendo seu trabalho através do treinamento, fornecimento de material e financiamento de atividades.
    Com o programa, a CBME busca a união dos montanhistas, das comunidades tradicionais, das instituições locais e dos empresários do segmento de aventura, em favor da conservação ambiental, cada qual atuando e ajudando à sua maneira.
    Leia mais...
    Em outubro de 2007 a Marumby efetivou um termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa Nacional de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, comprometendo-se a publicar e divulgar o material gráfico da campanha Conduta Consciente em Ambientes Naturais.
    Nosso propósito é disseminar esta cultura ecológica entre as pessoas que estiverem em contato com a Marumby.
    Conheça ou relembre os princípios de mínimo impacto em ambientes naturais. Leia mais...
    Capacitação em trabalho seguro e resgate em ambiente vertical A Marumby, em parceria com a SOSSul A Casa do Bombeiro, oferece treinamentos para Policiais Militares e Bombeiros, concedendo vagas em suas capacitações, com o intuito de trocar experiências quanto às técnicas e materiais para trabalho e resgate em ambiente vertical, contribuindo para o aperfeiçoamento de todos.