Marumby, valorizando a experiência.

  • Início
  • Sobre
  • Programação
  • Galeria
  • Contato
  • Dia do montanhismo

    Público: Crianças (mínimo de 7 anos acompanhados de pai e/ou mãe), adolescentes, jovens, adultos e melhor idade. Menores de 18 anos desacompanhados dos pais com autorização por escrito.

    Local: Visitação do Caminho Colonial da Graciosa, um dos cinco caminhos coloniais paranaenses que atravessam a barreira natural da Serra do Mar, integrando o litoral e o Planalto Curitibano. As primeiras notícias deste caminho datam de 1721, sendo que a construção da Estrada da Graciosa iniciou em 1854, estando inserida num dos últimos remanescentes da Floresta Atlântica. O trajeto passa por duas importantes Unidades de Conservação: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

    Duração e local de encontro: A caminhada é na Trilha da Graciosa, que localiza-se em Morretes/PR, tendo como duração em torno de 2 horas sendo realizada em dois trechos mais preservados do caminho, sendo o total de horas da atividade estimado em 6 horas; que inclui também o deslocamento de veículo pela BR 116 sentido São Paulo e Estrada da Graciosa. A atividade tem início em Curitiba/PR, em local a combinar, com retorno para o mesmo ponto de partida. Na BR 116, antes da entrada para a Estrada da Graciosa, faremos uma parada em estabelecimento comercial para integração e uso de banheiro com possibilidade de compra de água e outras conveniências.

    Relação Condutor x Participante: 1 condutor/guia para cada 8 participantes. Até 30 pessoas, sendo a caminhada dividida em grupos de 8 pessoas. Mínimo de 15 participantes.

    Atividades: Contemplação de montanhas da Serra do Mar Paranaense. Caminhada por trilha histórica, utilizada por indígenas que cruzavam a Serra do Mar e também para o comércio entre o litoral e o planalto. Trecho com cerca de 3 Km de extensão e cerca de 250 metros de desnível. Visitação de 3 mirantes da Serra da Graciosa: Vista Lacerda, Bela Vista e Mãe Catira da onde podem ser vistos o Morro Sete e Mãe Catira da Graciosa, Serra do Ibitiraquiri (onde fica o ponto culminante do sul do país) e baía de Paranaguá e Antonina.Atividade de acordo com as normas para o Turismo de Aventura da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

    Valor do investimento: Favor consultar.

    Itens incluídos: Transporte, acompanhamento de guia de turismo regional Paraná e condutores especializados em montanhismo; Equipamentos necessários para a segurança da atividade: bastões de caminhada, lanterna e capa de chuva (anorak), estojo de primeiros socorros; Lanche de trilha com frutas, sucos, sanduíche, barras energéticas, biscoitos, passas e sementes; Seguro de acidentes pessoais para atividades na natureza.

    Itens não incluídos: Hospedagem, o que pode ser providenciado de acordo com interesse do cliente; Mochila, alimentação fora o lanche de trilha, água (2 litros), protetor solar, repelente de insetos, boné, óculos escuros. Podemos organizar um Brunch, café reforçado próximo ao horário do almoço, com parceiros locais no trecho da Estrada da Graciosa em Quatro Barras/PR, posteriormente a trilha. Outra opção é seguir para Morretes e almoçar em algum restaurante tradicional. Podemos disponibilizar bota de caminhada sob consulta.

    Observação: Esta atividade pode ser organizada sem o transporte, para grupos menores de até 8 participantes com 1 condutor/guia, iniciando e retornando em Curitiba/PR. Neste caso é necessário ter um motorista no(s) veículo(s) próprio(s) ou alugado(s) pelo(s) cliente(s). Os demais itens são os mesmos da atividade com transporte.